FAQ

Tire aqui as principais dúvidas sobre a Escola Internacional Nova Geração e educação bilíngue.

Perguntas Frequentes

  1. Por que meu filho deveria ter uma educação bilíngue? Quais as vantagens que ela pode trazer?  Vivemos em um mundo globalizado. A habilidade de se comunicar eficientemente em mais de uma língua é fundamental nesse contexto. Em particular, a língua inglesa se tornou um padrão internacional de comunicação. Não falar inglês hoje não é mais aceitável profissionalmente. A diferença está em se falar “mais ou menos” ou falar como um nativo (ou muito próximo disso). A educação bilíngue torna o processo de aquisição da segunda língua muito mais natural e com resultados significativamente superiores. Além disso, há fortes evidências de que o ensino em ambiente bilíngue estimule mais o cérebro das crianças, resultando em um desenvolvimento intelectual mais rápido e completo. Na educação bilíngue, a criança lida com as diferenças de idiomas e culturas desde pequena. Estar exposta a situações do dia-a-dia em inglês é como estar morando em país de língua inglesa.
    .
  2. Qual a melhor idade para meu filho aprender um segundo idioma? Quanto mais cedo a criança aprender o inglês (ou outro idioma) melhor. Segundo o estudioso Charles Hockett (citado por CHOMSKY, Noam – Linguagem e pensamento. Petrópolis, Vozes, 1971, 2ª ed.) explica, “Pela idade de 4 a 6 anos, a criança normal é um adulto linguístico. Ela domina, com pequenas exceções, se alguma, o sistema fonológico de sua língua; maneja sem esforço o essencial da gramática; conhece e emprega o vocabulário básico da língua.”  Outros estudos e pesquisas também comprovam que o aparelho fonético da criança está sendo formado até aproximadamente os 7 anos. Nessa faixa etária, ela tem uma capacidade maior para assimilar as informações.
    .
  3. Como funciona o processo de aquisição de um novo idioma? Consiste basicamente de três etapas (tomando o exemplo de uma criança que tem o português como idioma materno e está aprendendo o inglês como segunda língua):
    .
    Compreensão: a criança entende o que é dito em inglês e responde em português, mostrando que compreendeu, mas ainda não tem vocabulário ou não está segura para responder em inglês;
    Expressão verbal: fase em que a criança mistura os dois idiomas nas frases. O que acontece é que algumas palavras fixam mais em um idioma do que no outro, então ela se apóia nas que já conhece e está mais segura.
    Estrutura: nesta fase ela já é capaz de formular frases, sem misturar o inglês com o português. Aqui, a criança já sabe que é capaz de se comunicar nos dois idiomas e quando deve usar cada um.
    .
  4. O meu filho pode se confundir em relação às duas línguas? Essa é uma preocupação que não deve existir. A criança começa a aprender a língua naturalmente com a rotina do dia a dia na escola. Quando ainda bebê, não tem o seu vocabulário formado, aos poucos começa a compreender as coisas que ouve, incorporando e repetindo as palavras. Muitas vezes, coloca palavras que ele mesmo inventa. Depois a criança filtra as palavras e começa a fazer sentenças completas para se comunicar. Com as línguas isso também acontece. A criança consegue discernir uma da outra e as separa perfeitamente, tornando-se bilíngue.
    .
  5. Como é o programa de educação bilíngue da ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO? A ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO desenvolveu um programa bilíngue completo, em português e inglês. Na Educação Infantil temos duas fases: a primeira (Toddlers – 18 meses a 3 anos), a criança participa de atividades pedagógicas cuja língua de comunicação é o português e o inglês é inserido gradualmente através de lúdicas e pertinentes a cada faixa etária: a segunda, a fase do Kindergarten (4 e 5 anos – Kinder 1 e Kinder 2), a professora de inglês torna-se a principal profissional a interagir com as crianças e se comunicará somente em inglês  fazendo com que a aquisição da nova linguagem seja feita de forma natural, nas coisas do dia-a-dia. Durante o Kinder 2, intensifica-se a fase de prealfabetização e as criancas tambem desenvolvem atividades especificas com uma professora de português para prepara-los para o GL1 (primerio ano). A partir do Ensino fundamental, já alfabetizados em inglês e português, os alunos têm uma grade curricular nas duas línguas. O programa atende aos requisitos dos Parâmetros Curriculares Brasileiros (MEC) e baseia a sua parte internacional no Currículo Nacional Norte Americano. A ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO prepara seus alunos para poderem optar entre continuar seus estudos universitários no Brasil ou no exterior.
    .
  6. Se a proposta da ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO é tornar a criança bilíngue, o que acontece com o português? Esse é o nosso diferencial. O objetivo do programa é tornar a criança igualmente competente nas duas línguas, e não prejudicar o programa brasileiro em favor do programa internacional.
    .
  7. A partir de qual idade a ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO aceita crianças? Aceitamos crianças a partir de um ano e dois meses de idade (14 meses) para o programa bilíngue. A partir de 2008 também oferecemos vagas para o berçário – bebês de 4 meses a 13 meses.
    .
  8. Atualmente, a ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO está com quais séries? A ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO está crescendo gradativamente; a cada ano surge uma nova turma. Hoje, possuímos as séries Mini-Nursery, Nursery ( 1 and 2) e Kinder (1 and 2) completando a Educação Infantil. No Ensino Fundamental temos as séries do Grade Level 1 ao 9. A equivalência dessas séries em relação às séries brasileiras é a seguinte: mini-maternal (14 meses), maternal (1 e 2), jardim 1 e 2 e pré-escola. No Ensino Fundamental: 1º ao 9º ano. Em breve ofereceremos o HIGH SCHOOL (ensino médio)
    .
  9. É preciso já saber inglês para se entrar na ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO? Durante o Ensino Infantil as exigências são menores. A nossa experiência é que os novos alunos se adaptam ao novo ambiente e ao uso de outra língua em pouco tempo. A partir do Ensino Fundamental o aluno deverá passar por um processo de adaptação para que gradativamente aprenda o idioma e comece a desempenhar dentro do currículo americano.
    .
  10. Como nós pais poderemos ajudar a criança a aprender uma segunda língua? Algumas sugestões: assistir programas de TV em inglês, vídeos/DVDs na língua original – esses podem ser assistidos repetidas vezes facilitando a compreensão, mostrar como já utilizamos palavras em inglês no nosso cotidiano (ex.: delivery, fast food, play station, etc.), dentre outros.
    .
  11. Preciso falar inglês com meu filho? Se a primeira língua dos pais é o português, sugerimos que falem nessa língua, pois o domínio é bem maior. Isso não quer dizer que os pais não devam criar situações para que a criança tenha mais contato com a língua inglesa. Não se pode esquecer que a criança esta em uma fase de desenvolvimento pleno e que deve adquirir o máximo de informações, o que acontece com maior naturalidade na língua que se domina.

Deixe uma resposta