Outubro Rosa

 Dra Fernanda Lafayette
OUTUBRO ROSA 
 
     O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, feminilidade, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.
     Este movimento começou nos Estados Unidos, na última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuídos aos participantes da primeira corrida pela cura realizada em Nova York em 1990.
unnamed-1     O movimento tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce.
     O câncer de mama é o segundo câncer mais comum em mulheres perdendo apenas para o câncer de pele.
     É possível reduzir os riscos de desenvolver câncer de mama através de: praticar atividade física, evitar o consumo de bebida alcoólica e fumo e manter o peso corporal adequado.
     O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, por isso a importância do auto exame das mamas para conhecer o que é normal e ficar atentas aos sinais de risco como nódulo fixo e indolor.
     Atenção: Alteração na pele retraída ou de cor alaranjada semelhante a casca de laranja, alteração nos mamilos, aparecimento de pequenos nódulos na axila e pescoço, saída de líquido anormal das mamas, precisam ser investigadas o quanto antes pelo seu médico e realizar mamografia de rastreamento de acordo com a idade e fatores de risco.
     O INCA (instituto Nacional de Câncer) preconiza mamografia de 2/2 anos em pacientes de 50 a 69 anos e pacientes de risco com avaliação individual. Mulheres previnam se!
     Aproveitem este mês e pensem em vocês mesmas, façam o auto exame, façam atividade física, não deixem para amanhã, cuidem se!

Sobre Carlos Rix

Marketing & Franquias
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.