A Escola Internacional Nova Geração - Eing nasce em dezembro de 2003 quando a educadora e professora Cida Rix oferece um coquetel a seus convidados para anunciar a concretização de um sonho. Inicia-se, assim, um trabalho ímpar no Guarujá/SP que vislumbra um novo horizonte para a educação no município.
A partir da inauguração a Escola começa a receber seus primeiros alunos e oferecer a metodologia diferenciada da primeira e única escola de educação infantil bilíngue do município. Em 2007 a EING muda de endereço e inicia a oferta de novos cursos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2.
Após algum tempo a Escola passa a atender também o Berçário e Ensino Médio, dando mais um passo para a integridade do ciclo da Educação Básica. A Escola Internacional Nova Geração torna-se a única e mais completa Escola Bilíngue do Litoral Paulista.
Dado o sucesso da proposta pedagógica e crescimento do número de alunos, a EING inicia o projeto de Franchising, a fim de oferecer a mesma qualidade de ensino a outros municípios da região e motivar outros empreendedores a investirem no segmento que cresce cada vez mais no Brasil.
Missão
Desenvolver pessoas, uma por vez, forjadas pela Educação por princípios que formam caráter.
Visão
Ser reconhecida como uma referência em Educação para as gerações.
Valores
- Respeito: ao indivíduo, à Sociedade, ao meio ambiente;
- Formação de Caráter: promoção do indivíduo para o bem-estar social;
- Excelência: compromisso com o nosso propósito e solidez acadêmica.
1. A Excelência
Tanto alunos, quanto professores e demais colaboradores da escola são estimulados a buscar a excelência em todas as atividades.
2. Formação de caráter
O método, os materiais e a conduta dos educadores conduzem ao trabalho integrado de 60 traços de caráter como responsabilidade, honestidade, diligência, respeito entre outros, de forma natural e eficaz.
3. Ensino individualizado
O ensino respeita as particularidades de cada aluno e está de acordo com o nível, capacidade e necessidades específicas de cada criança. Somente um ensino que proporciona um acompanhamento estreito pode trazer à tona o que cada aluno tem de melhor e levá-lo a superar seus limites.
4. Aprendizado ativo
A Escola Internacional Nova Geração parte da ideia de que a criança deve, antes de tudo, aprender a aprender. O educador é facilitador que ajuda o aluno a encontrar as respostas.
A busca pela excelência acadêmica não pode estar desvinculada da formação global. É por isso que todo trabalho pedagógico da EING está pautado em princípios e valores que buscam aprimorar o desenvolvimento do indivíduo como um ser singular, todavia consciente do outro, através da integração entre as atividades escolares e a interação social.
O método Sóciointeracionista estimula a curiosidade, a participação ativa, a autonomia e valoriza a vivência do aluno, que é o protagonista. A construção do conhecimento acontece junto com o professor e colegas.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Toddlers
Desde cedo o inglês é introduzido nas atividades dos pequeninos para que se familiarizem com a sonoridade da segunda língua e desenvolvam a acuidade auditiva para o inglês, facilitando a aprendizagem e ampliando o universo da criança.
É na infância que temos maior facilidade de aprendizado. Sendo assim, o trabalho integrado das atividades em português com a iniciação do inglês, promove momentos gostosos de aprendizado sem a formalidade de uma “aula” já que nossos pequeninos aprendem brincando, cantando e se divertindo com os amiguinhos.
Kindergarten
Nesta fase de 4 e 5 anos, nossos pequeninos têm a oportunidade de desenvolver ainda mais a segunda língua em atividades de imersão, ou seja, a educadora apresenta as atividades diárias em inglês para que as crianças tenham a oportunidade de vivenciar o falar da segunda língua com mais frequência e, assim, aprimorem a pronúncia, adquiram vocabulário e experimentem o segundo idioma como uma ferramenta facilitadora para as questões do dia-a-dia.
O período de imersão proporciona uma vivência que apenas os que residem no exterior costumam experimentar. A criança não tem medo de tentar, experimentar e inovar; esta é uma característica intrínseca dos pequeninos e que proporciona momentos descontraídos de aprendizado, brincadeiras e alegria.
Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental está dividido em dois ciclos:
Ciclo 1 - do 1º ao 5º ano
Classe de alfabetização ou 1º ano e as turmas de 2º ao 5º ano.
Classe de alfabetização
Período surpreendente para os educandos; tudo que desenvolveram na fase de pré-alfabetização começa a tomar corpo e as conquistas diárias e a evolução do programa proporcionam grande desenvolvimento.
2º ao 5º ano
Ano a ano o educando consolida suas conquistas acadêmicas e sedimenta seus conhecimentos formando a base de sua educação escolar. Esta fase é caracterizada pela presença marcante da professora que, em nossa escola, é a facilitadora dos processos de aprendizagem. É ela também quem reforça a importância dos traços de caráter e sua aplicação prática no cotidiano escolar e familiar.
Ciclo 2 - do 6º ao 9º ano
Fase importantíssima na formação do indivíduo. Nossos alunos estão na puberdade e sua percepção de mundo mudou. É a fase dos questionamentos, das descobertas do próprio indivíduo. Neste momento a EING está preparada para dar suporte e orientação.
Através de seu corpo docente trabalha as questões acadêmicas e de formação do caráter de forma a tornar relevante tudo que é desenvolvido no âmbito escolar para que esta vivência torne os educandos em pessoas de senso crítico, arrojados, de bom caráter e proficientes academicamente.
Inglês no Ensino Fundamental
Durante todo o Ensino Fundamental oferecemos dois currículos: o Brasileiro e o internacional.
CURRÍCULO BRASILEIRO – é a matriz curricular nacional completa. O MEC exige de todas as escolas o cumprimento dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) que normatizam o ensino no país. Todavia é possível enriquecer o currículo da escola e cumprir as normas básicas exigidas.
É por esse motivo que a EING oferece várias práticas adicionais em sua matriz curricular. Ao enriquece-la, diversificamos as atividades e proporcionamos mais oportunidades de aprendizado porque entendemos que cada educando aprende de maneira diferente de seu companheiro e o ensino não pode ser massificado. Assim, oferecemos todas as disciplinas exigidas, mais atividades de laboratório de ciências, e aulas de Orientação Socioemocional da Escola da Inteligência.
Temos aulas de Inglês estendido – carga horária ampliada e aulas de Língua Portuguesa por frentes (Produção de Textos, Gramática e Literatura).
CURRÍCULO INTERNACIONAL – é a parte específica do ensino de inglês na EING. A matriz é montada de acordo com a série para manter o aluno em seu nível acadêmico. Todavia, entendemos que muitos alunos têm em nossa escola a primeira oportunidade real de desenvolver a segunda língua, mas precisam de mais tempo para isso. Sendo assim, testamos o nível dos alunos e oportunizamos aulas específicas para que haja aquisição da língua e suas particularidades através do nivelamento pelos Exames de Cambridge.
Ao mesmo tempo que mantém disciplinas específicas da série, o aluno pode desenvolver as habilidades linguísticas de acordo com seu nível, promovendo maior satisfação, auto-estima e aprendizado real.
A matriz contempla aulas de língua (escrita, leitura, áudio, produção oral, gramática e estruturas), ciências, vocabulário e ortografia, literatura e leitura.
Formação de Caráter
Este é o principal projeto de nossa escola. O método, os materiais, a conduta dos educadores e de todos os funcionários e colaboradores da escola, conduzem ao trabalho integrado de 40 traços de caráter como responsabilidade, honestidade, respeito entre outros, de forma natural e eficaz, ajudando na construção do caráter de nossos alunos, juntamente com a família.
O Projeto Traços de Caráter atende a Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Aplicação Semanal
Enfoque
- Usar traços de caráter como tema de ações dentro da escola, como por exemplo: ser gentil, honesto, amigável, tolerante, etc.
- Incentivar que as famílias discutam em casa a relevância do traço de caráter e procurem desenvolvê-lo;
- Despertar a cidadania com ações práticas e concretas;
- Contextualizar o tema da semana dentro da realidade intra e extracurricular;
- Provocar mudança de conduta;
- Estimular a boa convivência social e familiar e o espírito crítico;
- Transformar as regras de boa conduta e relacionamento em práticas diárias dentro do ambiente escolar e familiar.
Atividades
- Apresentação do traço de caráter no início da semana através de histórias, exemplos práticos;
- Discussão do tema, sua relevância e aplicação prática;
- Notificação por escrito (via agenda escolar) às famílias do tema da semana;
- Incentivo diário do exercício do traço de caráter proposto em ações práticas (ex.: gentil - Fazer gentileza aos amigos, tais como, ceder o lugar na fila, deixar que o colega se sirva ou fale primeiro etc.).
Conheça abaixo alguns dos Traços de Caráter que trabalhamos em nossa escola.






Olimpíada de Matemática da Escola Internacional Nova Geração
OMEING
A Olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática pelos alunos, influenciar na melhoria do ensino e detectar jovens talentos e é realizada anualmente em seis níveis, de acordo com a escolaridade do aluno e está dividida em duas fases.
1ª Fase
É realizada uma prova de múltipla escolha com 20 questões e duração de 2 horas.
2ª fase
É aplicada uma prova discursiva com 6 problemas e duração de 2 horas para os alunos dos Níveis 1 (1º Ano), 2 (2º e 3º Ano) e 3 (4º e 5º Ano) e de 3 horas para os alunos dos Níveis 4 (6º e 7º Ano), 5 (8º e 9º Ano) e 6 (Ensino Médio).
O resultado da participação na OMEING, gera uma pontuação nas Provas Trimestrais e os vencedores também recebem um prêmio.
Mostra Cultural Eing
A Mostra Cultural e Científica acontece no 2º semestre do ano letivo e envolve as turmas da Educação Infantil, Fundamental 1 e 2 e no Ensino Médio. Tem como objetivo desenvolver um trabalho interdisciplinar que desperte o interesse e o protagonismo dos alunos no conhecimento científico, artístico e cultural.
As apresentações e exposições são divulgadas pelos estudantes, e abertas a comunidade escolar.
Tire aqui as principais dúvidas sobre a Escola Internacional Nova Geração e educação bilíngue.
Perguntas Frequentes:
1. Por que meu filho deveria ter uma educação bilíngue? Quais as vantagens que ela pode trazer?
Vivemos em um mundo globalizado. A habilidade de se comunicar eficientemente em mais de uma língua é fundamental nesse contexto. Em particular, a língua inglesa se tornou um padrão internacional de comunicação. Não falar inglês hoje não é mais aceitável profissionalmente. A diferença está em se falar “mais ou menos” ou falar como um nativo (ou muito próximo disso). A educação bilíngue torna o processo de aquisição da segunda língua muito mais natural e com resultados significativamente superiores. Além disso, há fortes evidências de que o ensino em ambiente bilíngue estimule mais o cérebro das crianças, resultando em um desenvolvimento intelectual mais rápido e completo. Na educação bilíngue, a criança lida com as diferenças de idiomas e culturas desde pequena. Estar exposta a situações do dia-a-dia em inglês é como estar morando em país de língua inglesa.
2. Qual a melhor idade para meu filho aprender um segundo idioma?
Quanto mais cedo a criança aprender o inglês (ou outro idioma) melhor. Segundo o estudioso Charles Hockett (citado por CHOMSKY, Noam – Linguagem e pensamento. Petrópolis, Vozes, 1971, 2ª ed.) explica, “Pela idade de 4 a 6 anos, a criança normal é um adulto linguístico. Ela domina, com pequenas exceções, se alguma, o sistema fonológico de sua língua; maneja sem esforço o essencial da gramática; conhece e emprega o vocabulário básico da língua.” Outros estudos e pesquisas também comprovam que o aparelho fonético da criança está sendo formado até aproximadamente os 7 anos. Nessa faixa etária, ela tem uma capacidade maior para assimilar as informações.
3. Como funciona o processo de aquisição de um novo idioma?
Consiste basicamente de três etapas (tomando o exemplo de uma criança que tem o português como idioma materno e está aprendendo o inglês como segunda língua):
Compreensão: a criança entende o que é dito em inglês e responde em português, mostrando que compreendeu, mas ainda não tem vocabulário ou não está segura para responder em inglês;
Expressão verbal: fase em que a criança mistura os dois idiomas nas frases. O que acontece é que algumas palavras fixam mais em um idioma do que no outro, então ela se apóia nas que já conhece e está mais segura.
Estrutura: nesta fase ela já é capaz de formular frases, sem misturar o inglês com o português. Aqui, a criança já sabe que é capaz de se comunicar nos dois idiomas e quando deve usar cada um..
4. O meu filho pode se confundir em relação às duas línguas?
Essa é uma preocupação que não deve existir. A criança começa a aprender a língua naturalmente com a rotina do dia a dia na escola. Quando ainda bebê, não tem o seu vocabulário formado, aos poucos começa a compreender as coisas que ouve, incorporando e repetindo as palavras. Muitas vezes, coloca palavras que ele mesmo inventa. Depois a criança filtra as palavras e começa a fazer sentenças completas para se comunicar. Com as línguas isso também acontece. A criança consegue discernir uma da outra e as separa perfeitamente, tornando-se bilíngue.
5. Como é o programa de educação bilíngue da ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO?
A ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO desenvolve um programa bilíngue completo, em português e inglês.
Na Educação Infantil temos duas fases: a primeira (Toddlers – 18 meses a 3 anos), a criança participa de atividades pedagógicas cuja língua de comunicação é o português e o inglês é inserido gradualmente através de atividades lúdicas e pertinentes a cada faixa etária: a segunda, a fase do Kindergarten (4 e 5 anos – Pre K e Kindergarten), a professora de inglês torna-se a principal profissional a interagir com as crianças e se comunicará somente em inglês fazendo com que a aquisição da nova linguagem seja feita de forma natural, nas coisas do dia-a-dia.
Durante o Kindergarten, intensifica-se a fase de pré-alfabetização e as crianças também desenvolvem atividades especificas com uma professora de português para prepará-los para o GL1 (primeiro ano). A partir do Ensino Fundamental, já alfabetizados em inglês e português, os alunos têm uma matriz curricular nas duas línguas. O programa atende aos requisitos dos Parâmetros Curriculares Brasileiros (MEC) e baseia a sua parte internacional no Currículo Nacional Norte Americano.
A ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO prepara seus alunos para poderem optar entre continuar seus estudos universitários no Brasil ou no exterior.
6. Se a proposta da ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO é tornar a criança bilíngue, o que acontece com o português?
Esse é o nosso diferencial. O objetivo do programa é tornar a criança igualmente competente nas duas línguas, e não prejudicar o programa brasileiro em favor do programa internacional.
7. A partir de qual idade a ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO aceita crianças?
Aceitamos crianças a partir de um ano e dois meses de idade (14 meses) para o programa bilíngue. Também oferecemos vagas para o berçário – bebês de 4 meses a 13 meses.
8. Atualmente, a ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO está com quais séries?
Possuímos as séries Nursery ( 1 and 2), Toddlers (2 and 3), Pre K and Kindergarten, que correspondem a Educação Infantil. E as séries do Grade Level 1 ao 12, equivalente ao 1° ano do Ensino Fundamental 1 a 3ª Série do Ensino Médio.
9. É preciso já saber inglês para se entrar na ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO?
Durante o Ensino Infantil as exigências são menores. A nossa experiência mostra que os novos alunos se adaptam ao novo ambiente e ao uso de outra língua em pouco tempo. A partir do Ensino Fundamental o aluno deverá passar por um processo de adaptação para que gradativamente aprenda o idioma e comece a desempenhar dentro do Currículo Internacional.
10. Como nós pais poderemos ajudar a criança a aprender uma segunda língua?
Algumas sugestões: assistir programas de TV em inglês, vídeos na língua original – esses podem ser assistidos repetidas vezes facilitando a compreensão, mostrar como já utilizamos palavras em inglês no nosso cotidiano (ex.: delivery, fast food, play station, etc.), dentre outros.
11. Preciso falar inglês com meu filho?
Se a primeira língua dos pais é o português, sugerimos que falem nessa língua, pois o domínio é bem maior. Isso não quer dizer que os pais não devam criar situações para que a criança tenha mais contato com a língua inglesa. Não se pode esquecer que a criança está em uma fase de desenvolvimento pleno e que deve adquirir o máximo de informações, o que acontece com maior naturalidade na língua que se domina.
UNIDADE SANTOS
Ed. Infantil ao Fundamental I e II
Rua Castro Alves, 71 – Embaré
CEP.: 11040-191
Tel.: (13) 3227-1255/ (13)99733-7705
Email: secretaria.eingembare@gmail.com
UNIDADE GUARUJÁ
Fundamental I e II e Ensino médio
Avenida Puglisi, 330 – Centro
CEP.: 11432-080
Tel.: (13) 3384-3009/ (13) 99205-4546
Email: secretaria.eing@gmail.com