A Escola Internacional Nova Geração - Eing nasce em dezembro de 2003 quando a educadora e professora Cida Rix oferece um coquetel a seus convidados para anunciar a concretização de um sonho. Inicia-se, assim, um trabalho ímpar no Guarujá/SP que vislumbra um novo horizonte para a educação no município.
A partir da inauguração a Escola começa a receber seus primeiros alunos e oferecer a metodologia diferenciada da primeira e única escola de educação infantil bilíngue do município. Em 2007 a EING muda de endereço e inicia a oferta de novos cursos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2.
Após algum tempo a Escola passa a atender também o Berçário e Ensino Médio, dando mais um passo para a integridade do ciclo da Educação Básica. A Escola Internacional Nova Geração torna-se a única e mais completa Escola Bilíngue do Litoral Paulista.
Dado o sucesso da proposta pedagógica e crescimento do número de alunos, a EING inicia o projeto de Franchising, a fim de oferecer a mesma qualidade de ensino a outros municípios da região e motivar outros empreendedores a investirem no segmento que cresce cada vez mais no Brasil.
Missão
Transformar estudantes em adultos vencedores através da lapidação de caráter, inteligência emocional equilibrada, com formação Bilíngue e solidez acadêmica para vencer desafios no Brasil e em todo o mundo.
Visão
Ser um diferencial acadêmico de excelência e inovação na vida dos alunos e colaboradores, centrado no desenvolvimento do indivíduo em sua plenitude como ser único e especial, cujas as potencialidades podem ser alcançadas através da disciplina, do esforço e do talento.
1. A Excelência
Tanto alunos, quanto professores e demais colaboradores da escola são estimulados a buscar a excelência em todas as atividades.
2. Formação de caráter
O método, os materiais e a conduta dos educadores conduzem ao trabalho integrado de 60 traços de caráter como responsabilidade, honestidade, diligência, respeito entre outros, de forma natural e eficaz.
3. Ensino individualizado
O ensino respeita as particularidades de cada aluno e está de acordo com o nível, capacidade e necessidades específicas de cada criança. Somente um ensino que proporciona um acompanhamento estreito pode trazer à tona o que cada aluno tem de melhor e levá-lo a superar seus limites.
4. Aprendizado ativo
A Escola Internacional Nova Geração parte da ideia de que a criança deve, antes de tudo, aprender a aprender. O educador é facilitador que ajuda o aluno a encontrar as respostas.
A busca pela excelência acadêmica não pode estar desvinculada da formação global. É por isso que todo trabalho pedagógico da EING está pautado em princípios e valores que buscam aprimorar o desenvolvimento do indivíduo como um ser singular, todavia consciente do outro, através da integração entre as atividades escolares e a interação social.
O método Sóciointeracionista estimula a curiosidade, a participação ativa, a autonomia e valoriza a vivência do aluno, que é o protagonista. A construção do conhecimento acontece junto com o professor e colegas.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Toddlers
Desde cedo o inglês é introduzido nas atividades dos pequeninos para que se familiarizem com a sonoridade da segunda língua e desenvolvam a acuidade auditiva para o inglês, facilitando a aprendizagem e ampliando o universo da criança.
É na infância que temos maior facilidade de aprendizado. Sendo assim, o trabalho integrado das atividades em português com a iniciação do inglês, promove momentos gostosos de aprendizado sem a formalidade de uma “aula” já que nossos pequeninos aprendem brincando, cantando e se divertindo com os amiguinhos.
Kindergarten
Nesta fase de 4 e 5 anos, nossos pequeninos têm a oportunidade de desenvolver ainda mais a segunda língua em atividades de imersão, ou seja, a educadora apresenta as atividades diárias em inglês para que as crianças tenham a oportunidade de vivenciar o falar da segunda língua com mais frequência e, assim, aprimorem a pronúncia, adquiram vocabulário e experimentem o segundo idioma como uma ferramenta facilitadora para as questões do dia-a-dia.
O período de imersão proporciona uma vivência que apenas os que residem no exterior costumam experimentar. A criança não tem medo de tentar, experimentar e inovar; esta é uma característica intrínseca dos pequeninos e que proporciona momentos descontraídos de aprendizado, brincadeiras e alegria.
Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental está dividido em dois ciclos:
Ciclo 1 - do 1º ao 5º ano
Classe de alfabetização ou 1º ano e as turmas de 2º ao 5º ano.
Classe de alfabetização
Período surpreendente para os educandos; tudo que desenvolveram na fase de pré-alfabetização começa a tomar corpo e as conquistas diárias e a evolução do programa proporcionam grande desenvolvimento.
2º ao 5º ano
Ano a ano o educando consolida suas conquistas acadêmicas e sedimenta seus conhecimentos formando a base de sua educação escolar. Esta fase é caracterizada pela presença marcante da professora que, em nossa escola, é a facilitadora dos processos de aprendizagem. É ela também quem reforça a importância dos traços de caráter e sua aplicação prática no cotidiano escolar e familiar.
Ciclo 2 - do 6º ao 9º ano
Fase importantíssima na formação do indivíduo. Nossos alunos estão na puberdade e sua percepção de mundo mudou. É a fase dos questionamentos, das descobertas do próprio indivíduo. Neste momento a EING está preparada para dar suporte e orientação.
Através de seu corpo docente trabalha as questões acadêmicas e de formação do caráter de forma a tornar relevante tudo que é desenvolvido no âmbito escolar para que esta vivência torne os educandos em pessoas de senso crítico, arrojados, de bom caráter e proficientes academicamente.
Inglês no Ensino Fundamental
Durante todo o Ensino Fundamental oferecemos dois currículos: o Brasileiro e o internacional.
CURRÍCULO BRASILEIRO – é a matriz curricular nacional completa. O MEC exige de todas as escolas o cumprimento dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) que normatizam o ensino no país. Todavia é possível enriquecer o currículo da escola e cumprir as normas básicas exigidas.
É por esse motivo que a EING oferece várias práticas adicionais em sua matriz curricular. Ao enriquece-la, diversificamos as atividades e proporcionamos mais oportunidades de aprendizado porque entendemos que cada educando aprende de maneira diferente de seu companheiro e o ensino não pode ser massificado. Assim, oferecemos todas as disciplinas exigidas, mais atividades de laboratório de ciências, e aulas de Orientação Socioemocional da Escola da Inteligência.
Temos aulas de Inglês estendido – carga horária ampliada e aulas de Língua Portuguesa por frentes (Produção de Textos, Gramática e Literatura).
CURRÍCULO INTERNACIONAL – é a parte específica do ensino de inglês na EING. A matriz é montada de acordo com a série para manter o aluno em seu nível acadêmico. Todavia, entendemos que muitos alunos têm em nossa escola a primeira oportunidade real de desenvolver a segunda língua, mas precisam de mais tempo para isso. Sendo assim, testamos o nível dos alunos e oportunizamos aulas específicas para que haja aquisição da língua e suas particularidades através do nivelamento pelos Exames de Cambridge.
Ao mesmo tempo que mantém disciplinas específicas da série, o aluno pode desenvolver as habilidades linguísticas de acordo com seu nível, promovendo maior satisfação, auto-estima e aprendizado real.
A matriz contempla aulas de língua (escrita, leitura, áudio, produção oral, gramática e estruturas), ciências, vocabulário e ortografia, literatura e leitura.
Formação de Caráter
Este é o principal projeto de nossa escola. O método, os materiais, a conduta dos educadores e de todos os funcionários e colaboradores da escola, conduzem ao trabalho integrado de 40 traços de caráter como responsabilidade, honestidade, respeito entre outros, de forma natural e eficaz, ajudando na construção do caráter de nossos alunos, juntamente com a família.
O Projeto Traços de Caráter atende a Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Aplicação Semanal
Enfoque
- Usar traços de caráter como tema de ações dentro da escola, como por exemplo: ser gentil, honesto, amigável, tolerante, etc.
- Incentivar que as famílias discutam em casa a relevância do traço de caráter e procurem desenvolvê-lo;
- Despertar a cidadania com ações práticas e concretas;
- Contextualizar o tema da semana dentro da realidade intra e extracurricular;
- Provocar mudança de conduta;
- Estimular a boa convivência social e familiar e o espírito crítico;
- Transformar as regras de boa conduta e relacionamento em práticas diárias dentro do ambiente escolar e familiar.
Atividades
- Apresentação do traço de caráter no início da semana através de histórias, exemplos práticos;
- Discussão do tema, sua relevância e aplicação prática;
- Notificação por escrito (via agenda escolar) às famílias do tema da semana;
- Incentivo diário do exercício do traço de caráter proposto em ações práticas (ex.: gentil - Fazer gentileza aos amigos, tais como, ceder o lugar na fila, deixar que o colega se sirva ou fale primeiro etc.).
Conheça abaixo alguns dos Traços de Caráter que trabalhamos em nossa escola.
Olimpíada de Matemática da Escola Internacional Nova Geração
OMEING
A Olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática pelos alunos, influenciar na melhoria do ensino e detectar jovens talentos e é realizada anualmente em seis níveis, de acordo com a escolaridade do aluno e está dividida em duas fases.
1ª Fase
É realizada uma prova de múltipla escolha com 20 questões e duração de 2 horas.
2ª fase
É aplicada uma prova discursiva com 6 problemas e duração de 2 horas para os alunos dos Níveis 1 (1º Ano), 2 (2º e 3º Ano) e 3 (4º e 5º Ano) e de 3 horas para os alunos dos Níveis 4 (6º e 7º Ano), 5 (8º e 9º Ano) e 6 (Ensino Médio).
O resultado da participação na OMEING, gera uma pontuação nas Provas Trimestrais e os vencedores também recebem um prêmio.
Mostra Cultural Eing
A Mostra Cultural e Científica acontece no 2º semestre do ano letivo e envolve as turmas da Educação Infantil, Fundamental 1 e 2 e no Ensino Médio. Tem como objetivo desenvolver um trabalho interdisciplinar que desperte o interesse e o protagonismo dos alunos no conhecimento científico, artístico e cultural.
As apresentações e exposições são divulgadas pelos estudantes, e abertas a comunidade escolar.
Tire aqui as principais dúvidas sobre a Escola Internacional Nova Geração e educação bilíngue.
Perguntas Frequentes:
1. Por que meu filho deveria ter uma educação bilíngue? Quais as vantagens que ela pode trazer?
Vivemos em um mundo globalizado. A habilidade de se comunicar eficientemente em mais de uma língua é fundamental nesse contexto. Em particular, a língua inglesa se tornou um padrão internacional de comunicação. Não falar inglês hoje não é mais aceitável profissionalmente. A diferença está em se falar “mais ou menos” ou falar como um nativo (ou muito próximo disso). A educação bilíngue torna o processo de aquisição da segunda língua muito mais natural e com resultados significativamente superiores. Além disso, há fortes evidências de que o ensino em ambiente bilíngue estimule mais o cérebro das crianças, resultando em um desenvolvimento intelectual mais rápido e completo. Na educação bilíngue, a criança lida com as diferenças de idiomas e culturas desde pequena. Estar exposta a situações do dia-a-dia em inglês é como estar morando em país de língua inglesa.
2. Qual a melhor idade para meu filho aprender um segundo idioma?
Quanto mais cedo a criança aprender o inglês (ou outro idioma) melhor. Segundo o estudioso Charles Hockett (citado por CHOMSKY, Noam – Linguagem e pensamento. Petrópolis, Vozes, 1971, 2ª ed.) explica, “Pela idade de 4 a 6 anos, a criança normal é um adulto linguístico. Ela domina, com pequenas exceções, se alguma, o sistema fonológico de sua língua; maneja sem esforço o essencial da gramática; conhece e emprega o vocabulário básico da língua.” Outros estudos e pesquisas também comprovam que o aparelho fonético da criança está sendo formado até aproximadamente os 7 anos. Nessa faixa etária, ela tem uma capacidade maior para assimilar as informações.
3. Como funciona o processo de aquisição de um novo idioma?
Consiste basicamente de três etapas (tomando o exemplo de uma criança que tem o português como idioma materno e está aprendendo o inglês como segunda língua):
Compreensão: a criança entende o que é dito em inglês e responde em português, mostrando que compreendeu, mas ainda não tem vocabulário ou não está segura para responder em inglês;
Expressão verbal: fase em que a criança mistura os dois idiomas nas frases. O que acontece é que algumas palavras fixam mais em um idioma do que no outro, então ela se apóia nas que já conhece e está mais segura.
Estrutura: nesta fase ela já é capaz de formular frases, sem misturar o inglês com o português. Aqui, a criança já sabe que é capaz de se comunicar nos dois idiomas e quando deve usar cada um..
4. O meu filho pode se confundir em relação às duas línguas?
Essa é uma preocupação que não deve existir. A criança começa a aprender a língua naturalmente com a rotina do dia a dia na escola. Quando ainda bebê, não tem o seu vocabulário formado, aos poucos começa a compreender as coisas que ouve, incorporando e repetindo as palavras. Muitas vezes, coloca palavras que ele mesmo inventa. Depois a criança filtra as palavras e começa a fazer sentenças completas para se comunicar. Com as línguas isso também acontece. A criança consegue discernir uma da outra e as separa perfeitamente, tornando-se bilíngue.
5. Como é o programa de educação bilíngue da ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO?
A ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO desenvolve um programa bilíngue completo, em português e inglês.
Na Educação Infantil temos duas fases: a primeira (Toddlers – 18 meses a 3 anos), a criança participa de atividades pedagógicas cuja língua de comunicação é o português e o inglês é inserido gradualmente através de atividades lúdicas e pertinentes a cada faixa etária: a segunda, a fase do Kindergarten (4 e 5 anos – Pre K e Kindergarten), a professora de inglês torna-se a principal profissional a interagir com as crianças e se comunicará somente em inglês fazendo com que a aquisição da nova linguagem seja feita de forma natural, nas coisas do dia-a-dia.
Durante o Kindergarten, intensifica-se a fase de pré-alfabetização e as crianças também desenvolvem atividades especificas com uma professora de português para prepará-los para o GL1 (primeiro ano). A partir do Ensino Fundamental, já alfabetizados em inglês e português, os alunos têm uma matriz curricular nas duas línguas. O programa atende aos requisitos dos Parâmetros Curriculares Brasileiros (MEC) e baseia a sua parte internacional no Currículo Nacional Norte Americano.
A ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO prepara seus alunos para poderem optar entre continuar seus estudos universitários no Brasil ou no exterior.
6. Se a proposta da ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO é tornar a criança bilíngue, o que acontece com o português?
Esse é o nosso diferencial. O objetivo do programa é tornar a criança igualmente competente nas duas línguas, e não prejudicar o programa brasileiro em favor do programa internacional.
7. A partir de qual idade a ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO aceita crianças?
Aceitamos crianças a partir de um ano e dois meses de idade (14 meses) para o programa bilíngue. Também oferecemos vagas para o berçário – bebês de 4 meses a 13 meses.
8. Atualmente, a ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO está com quais séries?
Possuímos as séries Nursery ( 1 and 2), Toddlers (2 and 3), Pre K and Kindergarten, que correspondem a Educação Infantil. E as séries do Grade Level 1 ao 12, equivalente ao 1° ano do Ensino Fundamental 1 a 3ª Série do Ensino Médio.
9. É preciso já saber inglês para se entrar na ESCOLA INTERNACIONAL NOVA GERAÇÃO?
Durante o Ensino Infantil as exigências são menores. A nossa experiência mostra que os novos alunos se adaptam ao novo ambiente e ao uso de outra língua em pouco tempo. A partir do Ensino Fundamental o aluno deverá passar por um processo de adaptação para que gradativamente aprenda o idioma e comece a desempenhar dentro do Currículo Internacional.
10. Como nós pais poderemos ajudar a criança a aprender uma segunda língua?
Algumas sugestões: assistir programas de TV em inglês, vídeos na língua original – esses podem ser assistidos repetidas vezes facilitando a compreensão, mostrar como já utilizamos palavras em inglês no nosso cotidiano (ex.: delivery, fast food, play station, etc.), dentre outros.
11. Preciso falar inglês com meu filho?
Se a primeira língua dos pais é o português, sugerimos que falem nessa língua, pois o domínio é bem maior. Isso não quer dizer que os pais não devam criar situações para que a criança tenha mais contato com a língua inglesa. Não se pode esquecer que a criança está em uma fase de desenvolvimento pleno e que deve adquirir o máximo de informações, o que acontece com maior naturalidade na língua que se domina.
UNIDADE SANTOS
Ed. Infantil ao Fundamental I e II
Rua Castro Alves, 71 – Embaré
CEP.: 11040-191
Tel.: (13) 3227-1255/ (13)99733-7705
Email: secretaria.santos@eing.com.br
UNIDADE GUARUJÁ
Fundamental I e II e Ensino médio
Avenida Puglisi, 330 – Centro
CEP.: 11432-080
Tel.: (13) 3384-3009/ (13) 99205-4546
Email: secretaria.guaruja@eing.com.br